sábado, 17 de abril de 2010

Maravilhas faunísticas...


Esta medusa, Turritopsis nutricula, originária das Caraíbas, consegue voltar ao estado juvem após a sua reprodução, num processo ilimitado. Como tal, são consideradas "imortais" e constituem agora um objecto de estudo para a descoberta do "elixir da juventude". Tal capacidade provoca, então, um crescimento populacional excepcional, comprovado pela sua invasão silenciosa pelas águas do mundo.



Uma rã (Oreophryne ezra) descoberta na Papua Nova-Guiné é a primeira espécie de anfíbios conhecida com capacidade de mudar totalmente o seu aspecto quando chega à idade adulta. Em juvenis apresentam corpo negro com pequenas manchas amarelas e em adulto tornam-se de cor salmão. Uma teoria explica que os juvenis poderão adaptar esta cor para se tornarem parecidos com outra espécie de rã venenosa, de modo a escapar dos predadores. Mas porque mudarão de cor em adulto? Ainda por perceber...




1 comentário:

  1. A medusa é belíssima!!! Eu fico à espera para ver se descobrem o elixir da eterna juventude, mas é bom que se despachem, caso contrário, já não me vale a pena! Beijinhos.

    ResponderEliminar

Aqui esta um espaço só vosso...desde já, um muito obrigada pela atenção.