quinta-feira, 15 de julho de 2010

Colecção Carpológica...ou seja, de frutos!:)

Depois de um Algário e de um Fungário, surge agora uma Colecção Carpológica, ou seja, uma colecção de frutos...sendo considerado um fruto toda a estrutura que contêm o embrião, contido numa semente, e envolvido pelo óvulo que, em alguns frutos, é muito desenvolvido e suculento (maçã, laranja, pêssego...). Os frutos colhidos para esta colecção não são comestivéis!

Coloco aqui fotos para verem como decidi apresentar a minha colecção, na faculdade. Também vocês podem fazer uma...fica muito bonito e guarda-se muito tempo! Aliás. os meus Algário e Fungário continuam impecáveis!

uma caixinha de 12 divisórias


personalizei-a, pintando-a com tinta para tecidos, para se continuar a ver os veios da madeira
(2 tons de verde, um mais claro e outro mais escuro)


desculpem as imperfeições, mas esta foi a minha 1ª experiência de pintura!:)
forrei as divisórias com algodão e coloquei os frutos que colhi





um pequeno album com as fotos que tirei de cada fruto e a sua descrição ao lado (nome científico, autor, nome comum, família, tipo de fruto e modo de dispersão)



Espero que tenham gostado!:)

2 comentários:

  1. E depois queres que eu não diga que vais ser a melhor bióloga de sempre...
    O empenho que colocas nos teus trabalhos é uma coisa admirável! Como sempre, estou orgulhosa de ti :)
    Um beijinho muito grande de quem te adora e te admira (apesar de estar a assinar com o flames, mas não me apetece mudar de conta agora! ehehe)

    ResponderEliminar
  2. Hoje vou dar o giro pelas lojas dos chineses a ver caixas e frasquinhos. Ainda não sei como arrumar os frutos. Gostava de comprar daqueles frasquinhos de laboratório com as rolhas mas tenho um ou dois frutos que são grandes demais para passar pelo gargalo. Em último recurso vou fazer uma caixinha semelhante à tua. Estou a pensar imprimir as fotografias com o tamanho normal num fotógrafo e fazer um bloquinho com argolas para servir de apoio à identificação dos frutos. Ainda não sei, tenho uns pontos para acertar ainda.

    Fiquei satisfeita com o meu algário. Estou a tentar fazer um trabalho bonito para manter no meu quarto a enfeitar. :)

    ResponderEliminar

Aqui esta um espaço só vosso...desde já, um muito obrigada pela atenção.